Uma erupção vulcânica por volta de 1650 AC forçou o centro do que era então uma única ilha, chamada Strongyli, a implodir e sucumbir ao mar. Alguns dizem que Strongyli era a casa original da cidade perdida de Atlantis, que há muito tempo desapareceu nas profundezas do oceano. Quaisquer que sejam os restos desta metrópole mitológica, agora está guardado por belas praias.
Hoje, Santorini é composto por duas ilhas habitadas e várias ilhotas. A maioria dos visitantes gastam seu tempo em Thira (a maior ilha do arquipélago), que é o lar de grandes cidades de Santorini, incluindo Fira e Oia.

A primeira coisa a se admirar em Santorini são as praias coloridas – as areias pretas e vermelha. Em seguida, entrar nas impressionantes belezas da antiga Akrotiri, impressionantemente preservada, ou subir as escadas antigas que levam à cidade histórica de Manolas em Thirassia. De lá, ter uma vista deslumbrante sobre a caldeira, uma piscina azul-turquesa brilhante de água que serve como núcleo para as variadas ilhas deste arquipélago. Alguns poderiam dizer que você só precisa de um dia para desfrutar os encantos destas ilhas, mas para realmente aproveitar tudo que Santorini tem para oferecer, você vai precisar de alguns dias ou quem sabe uma semana, para ter tempo de sobra para explorar muito mais do que se imagina.